quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Pílula para todas?


por Helena Cruz


A pílula, sem dúvida, foi um marco na vida das mulheres ocidentais. Todavia é importante lembrar que muitas mulheres no mundo, e até mesmo no Brasil, ainda não têm acesso à ela. Devido a diversos fatores, dentre eles, renda, religião, preconceito etc.


Como será a vida, por exemplo, das mulheres afegãs na foto? Eu sei pouco, mas tenho certeza de que é muito diferente da nossa! Apesar de termos um ponto em comum: a religião católica (maioria no Brasil), assim como a islâmica (maioria no Afeganistão), não apoiarem o uso da pílula.


Ao fazer essa reflexão muitas perguntas me vêm à mente, dentre elas:


- Será que algum dia a liberdade que possuímos aqui as alcançará ou o mundo está ficando cada vez mais ortodoxo e teremos uma regressão? (parêntesis aqui, assustou-me bastante o discurso sobre aborto na campanha presidencial, ambos os partidos com uma visão totalmente conservadora, ignorando a discussão de um tema extremamente importante para a saúde pública)

- Quanto tempo ainda demorará para a pílula ser aceita por todas as religiões?

- A religião católica, assim como a islâmica, não permitem o uso da pílula até hoje. Até quando será necessário o “descolamento” da religião para fazermos o que pensamos ser melhor para nós mesmas?

- Imagine o impacto que tem nas pessoas mais simples extremamente católicas o discurso de um padre falando para não usar pílula nem camisinha. Até quando será assim?


Acredito que ainda há muito o que evoluir…

Nenhum comentário:

Postar um comentário