por Katia Thomaz
54 mulheres de diferentes cores, idades regiões e profissões receberam, via correio eletrônico, a seguinte questão:
Pensando na vida e/ou papel social da mulher emancipada (pós-1960), responda:
1. Qual o livro, dentre aqueles que você já leu e gostou, retratou melhor esse universo feminino? Por que?
2. Qual o filme, dentre aqueles que você já leu e gostou, retratou melhor esse universo feminino? Por que?
Obtivemos resposta de 9 mulheres, representando 17% da população pesquisada, e o resultado apresentamos abaixo.
Na categoria livro, por ordem decrescente de indicações e ordem alfabética no caso de empate
Brumas de Avalon, As (Marion Z Bradley) - 1 indicação - porque mostra o quanto foi determinante a escolha das mulher na formação das civilizações em qualquer período da história, tanto para o bem quanto para o mal; porque mostra a força das mulheres, seu poder de persuasão, sedução, inteligência, estratégia, interferências políticas e religiosas
Castelo de vidro (Jeannette Walls) - 1 indicação - porque mostra o crescimento e volta por cima, com poucos arranhões, de uma mulher que venceu, apesar de seus pais
Cidade do Sol, A (Khaled Hosseini) - 1 indicação - porque mostra a opressão da mulher na cultura do Afeganistão ( e é pós 1960!)
Comer, rezar e amar (Elizabeth Gilbert) - 1 indicação - porque retrata bem a liberdade (atual) de escolhas, tanto pessoal como profissional
Memória inventada (Erica Jong) - 1 indicação - porque mostra a dificuldade no relacionamento entre homens e mulheres
Meninas, As (Lygia Fagundes Telles) - 1 indicação - porque retrata a amizade entre três típicas meninas dos anos 1970, apesar das diferenças
Não sou feliz, mas tenho marido (Viviana Gómez Thorpe) - 1 indicação - porque mostra a situação tragi-cômica da mulher casada
Quase tudo (Danuza Leão) - 1 indicação - sem justificativa
Na categoria filme, por ordem decrescente de indicações e ordem alfabética no caso de empate
Colcha de retalhos (Jocelyn Moorhouse) - 2 indicações - porque mostra que as mulheres são capazes de esconder e escolher por sua família e filhos e, mesmo assim, são felizes; porque fala da possibilidade de escolhas e consequentes perdas e ganhos
Diabo veste Prada, O (David Frankel) - 2 indicações - porque mostra a mulher de negócios bem sucedida; porque monstra a força de uma mulher em destaque, mas não sei se ele passa realmente a melhor imagem da mulher emancipada
Divã (José Alvarenga Jr.) - 2 indicações - porque mostra a mulher entediada tanto no casamento quanto pós-separação; porque fala da possibilidade de escolhas e consequentes perdas e ganhos
Pontes de Madison, As (Clint Eastwood) - 2 indicações - porque mostra que as mulheres são capazes de esconder e escolher por sua família e filhos e, mesmo assim, serem felizes
Thelma & Louise (Ridley Scott) - 2 indicações - porque retrata a liberdade, dignidade, busca pela felicidade e a amizade entre duas mulheres de uma maneira muito admirável e ainda mostra o Brad Pitt pelado; porque mostra a busca pela independência e a amizade entre duas mulheres
Amor sem escalas (Jason Reitman) - 1 indicação - retrata o poder e a liberdade feminina
Cor púrpura, A (Steven Spielberg) - 1 indicação - sem justificativa
Dona da história, A (Daniel Filho) - 1 indicação - porque fala da possibilidade de escolhas e consequentes perdas e ganhos
Sita sings the blues (Nina Paley) - 1 indicação - sem justificativa
A se ver pelas justificativas apresentadas, são valores importantes para a mulher contemporânea a liberdade, o sucesso profissional, a amizade e a família, mas ela teme a possibilidade de conflito entre família e profissão. Ela reconhece ainda seu poder de influência social, a dificuldade de relacionamento entre homens e mulheres e a fragilidade do casamento tradicional.
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